domingo, 23 de maio de 2010

ENERGIA NUCLEAR

Continuando o assunto de energia não renovável, hoje falaremos sobre a ENERGIA NUCLEAR !!!!







Definição


Energia nuclear é a energia libertada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa, segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.


Vantagens
  • A principal vantagem da energia nuclear obtida por fissão é a não utilização de combustíveis fósseis. Considerada como vilã no passado, a Energia Nuclear passou gradativamente a ser defendida por ecologistas por não gerarem gases de efeito estufa. Estes ecologistas defendem uma virada radical em direção à energia nuclear como forma de combater o aquecimento global.

Desvantagens

Uma das maiores desvantagens da utilização desse tipo de energia é que ela gera muitos resíduos radioativos que são prejudiciais à saúde dos seres humanos. Um grande exemplo disso é o acidente que ocorreu em Chernobyl com a explosão de um reator, causando a morte de cerca de 31 pessoas que tentavam controlar o incêndio e mais tarde centenas de pessoas morreram devido à radioatividade. Além disso o custo para esse tipo de energia é muito alto.



  • Outra questão que causa muita polêmica quando se trata de energia nuclear, é que com ela é possível fabricar as bombas atômicas que têm um poder de destruição altissímo, e que pode destruir cidades inteiras, como ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial.


Conclusão

  • O uso da energia nuclear traz muitos benefícios para a nossa sociedade, mas ela tem que ser utilizada de maneira correta pois o mau uso pode trazer consequências muito graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário